Linhares, ES - 18/08/2017

Papa Francisco cria conta no Instagram

Papa Francisco lançou sua conta no Instagram neste sábado (19/03), sob o título de @franciscus. O pontífice compartilhou uma foto em que aparece rezando e escreveu na legenda "rezem por mim" em nove línguas. "Pray for me; Rezad por mí; Priez pour moi; Módlcie si? za mnie; Rezem por mim; Betet für mich; Orate pro me; Pregate per me; ???? ?? ????", compartilhou ele. Em poucos minutos o Papa já contava com milhares de seguidores.
 
A data escolhida para o lançamento da conta do Papa tem um significado todo especial porque é aniversário do terceiro ano de pontificado do argentino. De acordo com a assessoria de imprensa do Instagram, o Papa Francisco lançou a conta para compartilhar suas mensagens de amor, carinho e compaixão com a comunidade global da rede social que acumula mais de 400 milhões de pessoas.
 
O líder da Igreja Católica se encontrou com o CEO e cofundador do Instagram, Kevin Systrom, neste sábado, e capturou sua própria imagem desse momento histórico. "Assistir o Papa Francisco postar sua primeira foto no Instagram hoje foi um momento incrível. @franciscus, seja bem-vindo a comunidade do Instagram! Suas mensagens de humildade, compaixão e misericórdia deixarão uma marca eterna", escreveu Systrom ao compartilhar o registro.
 
Sobre a nova conta do Papa, Systrom comentou: "Imagens transcendem idiomas e nos tornam mais próximos. O papa Francisco está se juntando à comunidade do Instagram, que compartilha uma paixão comum por criatividade e expressão – suas mensagens de humanidade e compaixão vão deixar uma marca duradoura.”
 
Ainda segundo a assessoria do Instagram, o lançamento ocorre depois de um encontro entre o Papa e Kevin Systrom no Palácio Apostólico, em fevereiro, onde eles discutiram o poder das imagens para unir pessoas, independentemente de fronteiras, culturas ou gerações. No encontro, Kevin presenteou o papa com um livro, cuja curadoria foi feita especialmente para o pontífice, contendo dez imagens do Instagram de todo o mundo – de fotografias mostrando a saga de migrantes no Oriente Médio e os efeitos das mudanças climáticas no Ártico, ao terremoto no Nepal, em 2015. Recentemente, o Papa teve um encontro com o ator Leonardo DiCaprio, com quem falou sobre o meio ambiente e a preocupação com as mudanças climáticas.